quarta-feira, 15 de julho de 2015

Cidades de Papel, o filme


Ontem já acordei ansiosa, na expectativa do que me esperava na sala de cinema às sete da noite. E é com muita empolgação que posso dizer que cada minuto esperado até que as luzes fossem apagadas e o silêncio instaurado, valeu a pena. Cidades de Papel, a mais recente adaptação da obra de John Green, estrelado por Nat Wolff e Cara Delevingne, é incrível.
Como em qualquer adaptação ocorrem mudanças, pode-se dizer que as de Cidades de Papel foram surpreendentes. O John estava certo: o filme é melhor do que o livro, disse ele em entrevista no Brasil. Dentre as mudanças mais significativas, há a maior participação de Ângela, a namorada de Radar, da qual senti falta no livro; e o romance entre eles teve maior destaque. Além disso, o final da história teve alguns acontecimentos acrescentados que me agradaram muito. Não esteve mais tão focado em Margo, mas sim na ideia de amizade que o autor queria passar desde o início.
Houve apenas uma cena que eu preferia que tivesse sido como no livro. Quando Q e companhia estão na estrada e quase atropelam uma vaca (isso não é spoiler para ninguém, pois está no trailer), senti falta da reação de desespero do Quentin e do seu agradecimento emocionado ao Ben. Pareceu até que Q se lembrou de Margo dizendo que ele era mais fofo quando estava seguro de si. Já o agradecimento acabou sendo de Lacey e, para mim, soou um tanto forçado e desconexo de tão indiscreto.
No jornal Estadão, a manchete: ‘Cidades de Papel’ é melhor que ‘A Culpa é das Estrelas’. Acho difícil comparar. O estilo de história, a situação dos personagens e as mensagens são muito diferentes. A Culpa é das Estrelas é puro drama e romance, enquanto Cidades de Papel é uma mistura de mistério, comédia e quase nada de romance. Mas, pessoalmente, também me apeguei mais a esse último, acredito que pela leveza dos personagens e de como é possível se identificar com eles mais facilmente.

Antes de finalizar, não posso deixar de comentar a surpresinha de elenco no meio do filme. Para os que ainda não assistiram, fiquem na curiosidade, pois não quero tirar a emoção de ninguém. Mas, bem, a partir de agora sempre vou esperar por algo inusitado nos filmes do John Green.

Nenhum comentário:

Postar um comentário