quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

De uma comunidade de São Paulo para o mundo de Stanford

Foto do G1

Gustavo Torres da Silva, 17 anos, o mais novo exemplo de que os sonhos podem sim se realizar, por mais inatingíveis que possam parecer. Morador de Capão Redondo, um bairro pobre de São Paulo, ele não deixou se abalar pelas limitações da vida de um típico brasileiro e apostou na educação como um meio de atingir o que deseja. Cursou o Ensino Fundamental em escola pública e o Ensino Médio em escola particular, mas a escolha da última em nada justifica o futuro promissor que o aguarda, mas sim a dedicação do garoto em correr atrás de estudar para conseguir enfim uma bolsa de estudos na tão estimada Stanford, na Califórnia. Porque não basta frequentar uma boa escola se não for um bom aluno. Desde já dou-lhe, então, meus parabéns.
Mas não é apenas pelo exemplo de superação e o rompimento de barreiras sociais que dedico um espaço no meu blog a ele. É claro que, tendo em vista as dificuldades que os brasileiros hoje encontram para se realizar profissionalmente, com os sistemas falhos de educação e de tantas outras coisas, ganhar uma bolsa no exterior já é algo que muito se deve comemorar. Mas encontrei nesse jovem (e é até estranho chamá-lo de jovem porque sou mais nova que ele, mas ele é jovem, oras) algo que admiro muito mais. Em entrevista ao Jornal Hoje no início desta tarde, ele demonstrou possuir um valor que muito admiro.
“Eu acho que o que você está fazendo e aprendendo só faz sentido se você consegue ajudar outras pessoas com aquilo. […] Acho que lá fora é muito bom pra você aprender, e é o que eu estou buscando lá fora, mas a diferença tem que ser feita aqui. Foi aqui que eu cresci, que eu aprendi o que aprendi, e é aqui que eu quero fazer a diferença!” – dissera ele.
E ele já começou a fazer sua parte para mudar o mundo. Ao lado de um amigo, Gustavo criou um projeto chamado Descobrindo o Sonho Jovem (DSJ), para ajudar os jovens de seu bairro a descobrir não só seus sonhos, mas também o caminho para realizá-los. Despeço-me então, enfatizando minha admiração e deixo abaixo um vídeo de apresentação do Projeto DSJ e seus contatos.

Um beijão e até o próximo post.



Nenhum comentário:

Postar um comentário